Listen

Description

O ano era 1989. A noite era de Natal. Como sempre, as crianças estavam perto da árvore montada na sala e que estava cercada por caixas, afinal naquela casa havia cinco crianças e todas ansiosas para abrir os presentes.

Quando chegou a hora, cada uma foi buscar a caixa com seu nome. Ao abri-las, viram que estava vazia e apenas uma cartinha dentro. “Era uma cartinha escrita pela minha mãe, e me lembro até hoje que era um papel de carta da Turma da Mônica”, lembra hoje a filha que na época tinha seus 10 anos de idade.

A carta continha boas mensagens para tocar o coração daquelas crianças. E no final, o desfecho que dá um toque ainda mais lúdico à ocasião: “seu presente está no porão”. E assim estava em cada cartinha – cada uma apontando para um lugar da casa. A menina desce até o porão e encontra uma bicicleta. Quando todas as crianças retornam à sala, cada uma delas tinha recebido um presente igual. “Minha mãe deve ter se endividado muito para ver aquele momento de alegria e euforia no rosto de cada um de seus filhos”.

A dona Nilza sempre foi assim, apesar de ter se tornado viúva aos 26 anos quando estava grávida de sete meses do quarto filho. A resiliência, a superação, o perdão e a gratidão foram as marcas da infância e da adolescência da cantora e compositora Rachel Novaes.

Conheça mais sobre a sua vida e sua trajetória neste bate papo.