Listen

Description

Mais um episódio da série “Ícones da Esperança” que resgata nomes e histórias de evangélicos que tiveram atuação relevante para a humanidade. Um jeito de sairmos desse universo raso e pouco produtivo, de debates nada edificantes, no qual estamos metidos nos dias de hoje.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nossa conversa na live de hoje será sobre o metodista John Wesley. Você conhece a história dele?⠀Atuando em várias frentes como a escola dominical, educação, ciência e sistema prisional, Wesley deu luz a um debate que grande parte da sociedade tentava esconder: a crueldade do tráfico de negros e a manutenção da escravidão. Ele disse uma vez que a escravidão era “a mais vil das tiranias que a humanidade tem visto.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi Wesley quem criou a primeira rede inglesa de articulação da causa abolicionista, construindo seus fundamentos e iniciando essa luta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E para falar desse evangelista que precisa e deve ser lembrado por nós, cristãos, convidamos o bispo Ildo de Mello, um especialista no tema, líder da Conexão Wesleyana de Santidade, um metodista desde criancinha e uma pessoa que foi criada longe de qualquer discriminação racial. Uma curiosidade sobre Ildo é que ele teve duas mães: dona Vicência, sua mãe negra, e dona Frida, sua mãe (biológica) branca.

Quando dona Frida teve a primeira filha, pouco tempo depois, ela faleceu. Vicência havia tido uma criança e a entregou no colo de Frida: “será nossa filha, vamos criá-la juntas, porque essa é a vontade de Deus”. Dias depois, a menina também morre. Nasce Ildo, e com o coração sincero na retribuição do gesto, Frida o entrega no colo de Vicência: “tome como seu filho também, vamos criá-lo juntas porque essa é a vontade de Deus”. E assim, Ildo cresceu entre a casa das duas vizinhas, que lhe ensinaram sobre amor incondicional, sobre igualdade entre humanos, e sobre gratidão.