AI-5 NUNCA MAIS
Precisamos que os voluntários cheguem às 6h! O valor pelo qual lutamos merece.
Em manifestação a ser realizada na Praia de Copacabana, no Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, terça-feira próxima, a ONG Rio de Paz vai levar para a areia 21 paus-de-arara, em referência aos 21 anos de regime militar (1964-1985).
O pau-de-arara, instrumento de tortura no qual a vítima fica pendurada com as mãos atadas junto aos tornozelos, se tornou um símbolo da violência política praticada durante a ditadura contra pessoas suspeitas ou acusadas de ingressar na oposição armada ao regime.
A repressão política no país atingiu diretamente mais de dez mil pessoas e resultou na morte e desaparecimento de cerca de 430 pessoas, segundo dossiê da Comissão Nacional da Verdade, que investigou os crimes praticados pela ditadura.
De acordo com o presidente do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, o objetivo do protesto é ressaltar a necessidade de valorização da democracia, dos direitos civis e das garantias constitucionais mantidas pela Constituição Federal de 1988. Ao reforçar a importância da defesa dos direitos fundamentais, em sintonia com as instituições brasileiras responsáveis, a ONG pretende ressaltar também a importância de se preservar os direitos à manifestação e à liberdade de expressão, justamente num momento em que autoridades banalizam a defesa de atos arbitrários e de exceção, como foi o Ato Institucional Nº 5, que mergulhou o país num período de trevas e de opressão, de dezembro de 1968 a 1979. Naqueles chamados anos de chumbo, o autoritarismo produziu violência patrocinada pelo Estado, censura à imprensa e destruição dos valores da democracia e dos direitos humanos.
"Sejam quais forem os problemas que a democracia venha a enfrentar no Brasil, as instituições democráticas devem ser preservadas, assim como mantida a liberdade de imprensa e assegurado o pleno direito à manifestação pública", afirma Antônio Carlos, que criou a ONG em 2007, com o objetivo principal de lutar pela redução dos homicídios no Estado do Rio de Janeiro e em todo o país.
SERVIÇO
Manifestação pelas liberdades políticas no 71º da Declaração Universal dos Direitos dos Homens, feita pela Organização das Nações Unidas.
Data: 10 de dezembro, terça-feira, das 6h às 13h
Local: Praia de Copacabana, perto da Avenida Princesa Isabel
Mais informações pelo telefone da Approach.