Temos um novo cientista louco na cidade e o seu nome é Tiago Splitter. Pegando todo mundo de surpresa, Splitter levou o Portland a três vitórias em quatro jogos. Mas não é só o Trail Blazers que vem surpreendendo. O Bulls e o 76ers lideram o leste enquanto o Spurs parece ter vindo para ir longe nesta temporada.
Mas antes de tudo isso, falamos um pouco do basquete nacional, com os finais de jogo tensíssimos entre Minas e Pato e Osasco contra o Rio Claro. Além disso, não ficamos sem surpresas em terras brasileiras também não. Franca perdeu a primeira partida e foi para um Caxias muito aplicado, com muita intensidade.
Além disso, tivemos também os jogos de Corinthians e Pinheiros na Sulamericana. O Corinthians ganhou duas e se classificou em primeiro no seu grupo, enquanto o Pinheiros teve apenas uma vitória, apesar dos placares apertados e também ficou de fora da segunda fase, assim como Bauru e Vasco. Que apresentação triste dos times brasileiros no segundo torneio continental.
No feminino começaram os playoffs do Paulista de Basquete, e no primeiro jogo tivemos logo uma lavada do Sesi Araraquara. O Paulista tem 9 times apenas e, com isso, só o Catanduva ficou de fora das quartas de final. Esta primeira leva dos playoffs deve ter uma ou duas séries um pouco mais apertadas: Ourinhos contra Santo André e Campinas contra São José. Fora isto, o bom mesmo deve ficar para as semis.
Na Euro, o Zalgiris salta na frente de novo do campeonato após um atropelamento em cima do Lyon. Quem também surpreende é o Estrela Vermelha. No clássico de Yago contra Márcio, deu Yago, no placar pelo menos, com o time da sérvia assumindo a segunda posição. No momento três times dividem a primeira colocação com diferença em pontos apenas, mais 5 times tem o mesmo número de vitórias e derrotas, fechando as posições de quatro a oito. E de nove a doze mais quatro times com os mesmo números. Isto é, na Euro parece que é sempre muito cedo para falar de classificação.
Já na NBA, podemos começar falando de classificação sim, afinal, surpreendentemente Bulls e 76ers estão no topo do leste. Como isto aconteceu? E o pior, muito abaixo do esperado, Cavs e Knicks estão lá no meio da tabela, e não estão jogando muito bem. Assim como Orlando, que parece ter perdido a peça chave que fazia a marcação do time funcionar. No Oeste, bem menos surpresa ver o OKC liderando, mas sendo seguido de perto por um renovado Spurs, que parece estar chegando no ponto certo para querer mais desta temporada. Enquanto, trabalhando quietinho, o nosso Tiago Splitter vai dando vitórias em jogos nada fáceis para o Portland e vem fazendo isso impondo seu estilo, com rotação profunda, com 12 jogadores jogando a maioria dos jogos, mantendo o time pressionando o tempo todo e o tempo todo ligado no jogo. Até os fãs dos Blazers não estavam esperando e agora estão tentando entender.
Falamos disso, de video games, respondemos as perguntas do pessoal da Live e muito mais, então aproveite, aperte o play e comece bem o seu final de semana.