Listen

Description

Feliz ano novo! E apesar do ano novo, as novelas são as mesmas! Trocar Trae Young e Anthony Davis. Ah! E claro, e o Lebron? Bem vindos a 2026!

Mas vamos, claro, começar pelo começo. Não mudamos a ordem de nada no podcast, talvez tenhamos só aumentado um pouquinho (pouquinho?) a introdução (peço desculpas!). Mas começamos pela NBB onde tivemos jogos entre o natal e o ano novo e bons jogos, há de se destacar. A ótima vitória do Franca sobre o Brasília, em uma disputa direta. A batalha entre Unifacisa e Minas em Campina Grande, onde os mineiros precisaram buscar o empate no tempo normal para vencer na prorrogação. Ou o ótimo time do Pinheiros que continua voando?

O importante é que o NBB está pronto e montado para o final de janeiro com bons jogos programados, como a derbi da capital, entre Pinheiros e Paulistano, ou o reencontro de Franca e Brasília? Vão ter ótimos jogos neste campeonato que acaba funcionando muito melhor (e valendo mais) que a cópia feita pela NBA.

Comentamos também a preparação para a LBF que recebeu 13 inscrições para a temporada 2026, mas sem ter Ourinhos e Blumenau (que falamos anteriormente). Outra que não volta nesta próxima temporada ainda é o Ituano, aparentemente. Agora é ver se todas as inscrições estão em ordem e de acordo ao que é necessário para estar qualificado para o campeonato e podemos ter, mesmo com estas baixas, a maior LBF nos últimos tempos.

A Euro deu uma paradinha, mas essa paradinha ainda permitiu 4 jogos antes da virada. Neles, tivemos o clássico francês com vitória do Lyon (o que será que aconteceu com o Paris??). Monaco venceu o Barcelona, o nosso cavalo lituano resolveu não desistir nesta temporada e bateu o ex líder Hapoel. Ex líder porque o Valencia bateu o Partizan e assumiu a ponta para virar o ano como líder da Euro.

Mas ai chegamos a NBA e entre bons jogos, jogadores indo melhor do que a encomenda (como o nosso Cooper Flagg e o VJ Edgecombe), enquanto outros ressurgem (estamos falando de você mesmo Kwahi), as novelas continuam. O levantamento que o Lakers tem 7 derrotas em 11 jogos com Lebron mostra que o time não tem defesa quando as estrelas estão em quadra. O mesmo, claro, vale para o Atlanta que parece precisar desesperadamente trocar o Trae. Só que todo mundo sabia disso tem alguns anos e eles perderam o momento em que pagavam mais do que o Trae valia. Para fechar as novelas de sempre, hoje já se sabe que o AD mais não jogou do que jogou nos últimos anos. Apesar de ótimo jogador, ele virou um problema e está de novo na tábua de corte.

O problema de todos estes nomes é a pergunta: Trocar por quem? Salários altos dificultam absurdamente qualquer possibilidade, a falta de interesse dos outros times piora o cenário. É o que GSW vai ter de começar a pensar também. Os Warriors tem mais de 100 milhões em apenas dois jogadores do time. E um deles é a maior lenda da equipe. Só que na posição que eles estão agora, com este time, eles não lutam mais por nada. Tem de se pensar se querem construir um time em torno do Curry para tentar uma última chance de título para ele, ou se começam o rebuild enquanto os jogadores ainda tem algum valor de mercado. Nenhuma escolha fácil de se fazer.

Falamos disso, de filmes, de virada de ano e de muito mais no episódio, então aperta o play e vem começar o seu 2026 com a gente!