Listen

Description

Nós, já ouvimos de alguém, afirmações que se tornaram verdade absolutas em nossas vidas.
Nós também já dissemos afirmações a alguém, talvez no calor da emoção, e depois, já mais conscientes, percebemos que não repetiríamos essas frases, mas isso não invalida o fato de que talvez tenham se tornado verdades absolutas para essa pessoa.

Tome cuidado com aquilo que você afirma categoricamente a respeito de alguém.
Você pode estar violando o mapa mental dessa pessoa, criando resistências e abertura ao diálogo.
Isso não significa que não devemos ser firmes. Mas se for chamar a atenção de alguém, chame atenção ao comportamento, não à idoneidade.

Para conseguir me fazer entender, imagine a seguinte situação:
Uma criança, ao entregar uma arte ou um trabalho, ouve de uma professora na escola: nossa que coisa mais feia, você é muito destrambelhado.
Em casa, se essa mesma criança não executa o trabalho com tanta desenvoltura, também ouve dos pais: nossa, como você é desengonçado.

Perceba que o que está em questão aqui não é se a pessoa é ou não destrambelhada ou desengonçada. Mas uma criança, que ainda não tem noção de identidade, de tanto ouvir isso, uma hora vai acabar acreditando. Ou ela vai acreditar naquilo e se conformar, ou ela vai ter aversão aquilo e se tornar extremamente perfeccionista por ter sido alvo de críticas categóricas.

Por isso à Programação Neurolinguística pode ser tão positiva para nossas relações profissionais e pessoais, mas sobretudo na nossa educação como pessoas que se comunicam.

Imagine para aquela criança se ouvisse da professora ou dos pais:
Você fez esse trabalho às pressas? Você é tão criativo! Tenho certeza que se dedicar mais tempo e atenção, esse trabalho teria saído com mais criatividade, assim como você.

Não é bem diferente receber feedback dessa forma?

Na hora de repreender, repreenda o comportamento, não o indivíduo.
Do contrário, você pode estar colocando um título ou um rótulo que pode ser difícil de ser superado, e eu tenho certeza que alguém já foi categórico ao seu respeito e que foi difícil de lidar.

Seja menos Generalizações, Seja Mais Críticas Construtivas, Seja Mais Comunicação Não Violenta.

Eu sou Nathalya Silva e esse é mais um SejaMais.

Diariamente conteúdos através de áudio, vídeo e texto, com temas sempre atuais a respeito da vida e nossas inquietudes. Vamos juntos numa caminhada diária preencher vazios... O máximo possível.

Para não perder essa jornada, siga-nos em nossas redes:

Facebook: VittaTerapias
Instagram: @VittaTerapias
SoundCloud: VittaTerapias
Youtube: “Vitta Terapias”

#VittaTerapias #SejaMais #VivaMais #NathalyaSilva #Hipnoterapia #Hipnose #HipnoseClínica #CoachingDeVida #InteligênciaEmocional #Respiração #CoachingRelacional #PNL