A Ana tem uma carreira admirável dentro do setor de Oil&Gas, principalmente em uma realidade onde boa parte das engenheiras recém formadas ainda acreditam ser impossível chegarem em cargos de CEO e de membros de Conselho de Administração nas empresas relacionadas à engenharia, que de maneira geral são extremamente masculinizadas.
Ela começou na Schlumberger como engenheira de campo e foi crescendo até chegar na presidência da Schlumberger Brasil. Depois de alguns outros desafios em outras empresas, ocupa desde abril de 2018 o posto de conselheira independente no Conselho de Administração da Petrobrás, um dos mais altos cargos em uma das maiores empresas brasileiras.
A parte triste é que o número de engenheiras em cargos executivos nas empresas que tem a engenharia no seu core business é muito baixo, a Ana ainda é uma exceção. Mas ela e outras mulheres já estão trabalhando para mudar isso, e lançaram recentemente um programa de mentoria para outras mulheres do setor, em parceria com o IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
Nessa conversa no episódio de hoje a Ana contou um pouco sobre a sua carreira, o que a ajudou a crescer dentro da Schlumberger e de como diversidade é importante dentro das empresas, além de dar vários conselhos preciosos de carreira.
Links úteis do episódio:
Linkedin da Ana: https://www.linkedin.com/in/ana-zambelli-8bb81112/