Senhoras e senhores meu nome é Julio Gianvechio e meu propósito é ensinar e ajudar - equipes, gestores e entusiastas, nos desafios de utilizar o Marketing Digital como ferramenta de performance. o que chamo de “Marketing Digital Inteligente”.
No episódio de hoje vamos falar sobre a teoria dos micro-momentos e como ela impacta a decisão de compra dos nossos clientes.
O Comportamento de consumo mudou para sempre!
Não bastasse a onda de tecnologia que já inundava o universo das grandes empresas e startups, e o crescente uso e evolução dos Smartphones, a Pandemia resolveu dar uma forcinha e empurrar de vez todas as empresas e modelos de negócios para o universo complexo das estratégias de marketing online.
O que era 4Ps virou 8Ps. O imenso volume de dados trafegados diariamente por todos nós possibilita a criação de uma inteligência artificial extremamente robusta em nos conhecer. E é exatamente por isso que precisamos entender este conceito tão interessante chamado de micro-momentos!
Segundo Sridhar Ramaswamy - Vice Presidente senior de Ads & Commerce do Google, hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro dos consumidores acontece em minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências durante a jornada de consumo.
Lembra que eu falei que 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas do dia a dia? No meio de cada tarefa e ação do dia a dia é onde se encontra nosso tema de hoje:
Os micromomentos.
Ramaswamy divide essa jornada em 4 momentos específicos.
Momento 1 - Eu quero saber
Satisfazendo a nossa curiosidade.
Antes tínhamos que esperar para ter informação, hoje ela está na palma da mão.
Segundo dados publicados pela Rock Content, 65% dos usuários de celulares utilizam seus aparelhos para aprender mais sobre algo que viram na televisão.
É quando usamos o celular para atender algo que costumo chamar de impulso pontual de ansiedade, muitas vezes causado pelas famosas notificações que habilitamos em nossos aplicativos.
… e por incrível que pareça: pela ausência delas também.
Existem também os Impulsos simples que nos estimulam a aprender algo diferente, fazer pequenas coisas do dia a dia, descobrir soluções, assistir vídeos e comprar todo tipo de coisa.
Momento 2 - Eu quero ir
Ir aonde e quando quiser
As sofisticadas ferramentas de localização disponíveis nos smarthphones estão ajudando os consumidores a encontrarem o que querem e a levá-los aonde querem.
Basta embarcar em um dos vários Aplicativos de mobilidade e transporte, redes de coworkings e AirBNB’s, ferramentas de geolocalização e mapas, além inteligências artificiais que geolocalizam todo seu comportamento e fazem sugestões via timelines e buscadores o tempo todo.