Muito bem, Tags configuradas, conforme falarmos nos episódios 5 e 6. Agora temos nossas principais origens de dados mapeadas. Com qualidade e confiabilidade, visto que os erros também foram corrigidos.
Agora é hora de falar um pouco sobre Indicadores Chave de Performance e algumas mensagens que podemos extrair destes indicadores, facilitando a tradução dos dados e sua consequente conversão em informação.
Mas para iniciarmos nossa aventura pelo país dos Indicadores-chaves de Performance é muito importante entender os conceitos de Métrica e Dimensão.
Métrica é tudo aquilo que representa quantidade. Tudo que podemos somar. Número de usuários, Receita, número de pedidos, quantidade de dias da semana - mês ou ano.
Dimensão é tudo aquilo que representa uma classificação ou qualidade. Ou seja, não é possível contar.
Gênero, por exemplo. Gênero é uma dimensão que eu posso combinar com a métrica número de usuários e descobrir qual o número de usuários por gênero. Não consigo somar os Gêneros, tipo Masculino + Feminino = hermafrodita. Mas eu posso somar o número de usuários dos gêneros que eu quiser.
Meses do ano ou datas, também são exemplos de Dimensões. Eu posso contar o número de meses que tem em um ano, ou quantos usuários chegaram no site em determinado mês. Mas se eu somar Janeiro e fevereiro pode ter certeza que não vai dar março. As métricas são independentes.
Dimensões só fazem sentido quando atreladas à métrica. ou seja, às quantidades numéricas que as represente.
Entendido isso, podemos dizer então que Indicadores-chaves de Performance, são na verdade correlações matemáticas existentes entre as métricas. Pequenas fórmulas que trazem consigo várias pistas e mensagens secretas que vão ajudar você a entender o que pode estar afetando a performance digital do seu negócio e o que fazer para ajustar ou eliminar determinadas hipóteses.
Indicadores-chave de Performance” ou “Indicadores de Sucesso” são parâmetros essenciais para medir a performance da sua estratégia.
Vamos fazer uma análise breve de um indicador chave bem comum para as publicidades do facebook e google ads. Taxa de cliques, ou também conhecido como CTR.
Para calcular o CTR basta dividir o número de cliques que o anúncio recebeu, pelo número de impressões do que o anúncio teve e multiplicar por 100.
O problema não é calcular o CTR. Ele já vem calculado nas ferramentas de publicidade online. O problema é saber exatamente o que ele quer dizer. Quais são as pistas que CTR está te dando.