Listen

Description

Pergunta deste episódio:
"Olá! Meu nome é Cristiano Raimondi, de Blumenau/SC e tenho 23 anos de idade. É muito legal ter esse espaço pra tirar dúvidas. Acompanho a Sebastiany há bastante tempo e curto muito o trabalho de vocês.

A minha dúvida é referente à apresentação dos projetos de branding. Como preparar o cliente para oque será proposto?

Eu sempre tive muito problema com alterações solicitadas por motivos inexplicáveis. Sem embasamento. Principalmente quando trabalhava em agências de publicidade. Vários projetos com potencial enorme, sendo jogados na gaveta, simplesmente porque o cliente torce pra tal time e usei a cor do rival. Porque é de determinado partido político e o símbolo remete à outro. Porque fez uma votação em casa, onde a esposa, a tia e o cachorro não gostaram.

Recentemente comecei a trabalhar em home office e senti a necessidade de criar apresentações mais completas, mostrando com detalhe cada etapa da criação dos projetos (naming, mood board, design, aplicações, etc). Percebi que os clientes passaram a aceitar e entender com muito mais facilidade os conceitos e estrategias que escolho para as marcas.

Gostaria de saber como funciona esse processo pra vocês.

Muitas vezes fico na dúvida se devo ou não mostrar na primeira apresentação, questões mais técnicas como grids de construção, alinhamento, espaçamento, ajustes de kerning, etc. Fico com a sensação de que isso não é percebido pelo cliente.

E em muitos casos, o cliente já tem algo completamente idealizado, mas estudando o projeto a fundo e identificando todas as variáveis do contexto em que a marca será inserida, acabo escolhendo outra direção. Qual a melhor maneira de abordar o cliente e prepará-lo para uma proposta totalmente diferente do que ele espera?

Me desculpem pelo texto tão grande. Agradeço desde já. Abraço!"

_____

music by audionautix
_____

Envie sua pergunta:
https://forms.gle/QbSN1wkPBe5BJTaF8