Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

Pintou um clima? Temos certeza de que todo mundo viu ou ouviu falar do vídeo de Jair Bolsonaro que circulou pelas redes sociais na última semana.

Na sexta-feira (14), Bolsonaro disse a um podcast:

"Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto [...] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas... Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. 'Posso entrar na sua casa?' Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida", disse o presidente.

Na madrugada de domingo pra segunda, Bolsonaro fez uma live nas redes sociais para se defender. Ele disse que as declarações sobre o encontro com as meninas foram deturpadas. Que foi um encontro gravado e inclusive transmitido pela CNN. Só que o tal encontro era com mulheres venezuelanas, sim, em um centro de apoio, mas nada tinha a ver com prostituição.

Então ou ele mentiu sobre ser o mesmo encontro ou mentiu sobre ser um caso de prostituição infantil. De todo modo, NADA justifica dizer COM NATURALIDADE que pintou um clima com meninas de 14 e 15 anos.

No domingo, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, proibiu que o PT associasse a frase dita por Bolsonaro com pedofilia. E aqui a gente tem uma discussão sobre desinformação, sobre contextualização, sobre falsa equivalência e sobre vale-tudo eleitoral.

E ainda falamos de imparcialidade no jornalismo. Uns 50 centavos sobre uma profissão que existe para defender, entre outras coisas, os direitos humanos e a democracia.

A apresentação é de Geórgia Santos. Participam Flávia Cunha e Tércio Saccol. Você também pode ouvir o episódio no Spotify, Itunes e Castbox.