Nesta edição, conversamos com o professor Antonio Ioris, do setor de geografia e planejamento da Universidade de Cardiff (País de Gales), que já trabalhou com recursos hídricos em diversos países e é fundador da rede Agricultures.
Ioris foi uma das lideranças na organização do Seminário Internacional de Ecologia Política, que levou a Academia e a sociedade para uma discussão na tríplice fronteira amazônica, pautando questões da própria manutenção do processo civilizatório ocidental.
Segundo o professor, toda a questão ambiental é, sobretudo, política. É falso o dilema "desenvolvimento econômico x sustentabilidade" como uma dicotomia. Para ele, o meio ambiente é um mediador das relações de poder. Não se trata meramente de gestão ou intervenção direcionada, mas a processos de desenvolvimento pela história, que, no caso brasileiro, foi baseado numa visão de mundo ocidental, excludente, branca e patriarcal.
O pesquisador entende que o conceito de "green new deal", na esteira do desenvolvimento sustentável, já não está tão badalado na academia como há vinte anos e é parte do problema, não da solução.
Não deixe de conferir essa entrevista!