Listen

Description

No terceiro episódio do “Amazônia em Cinco Minutos”, podcast com os destaques da semana, saiba como anda Tabatinga, cidade amazonense na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. O local sofre o impacto da pandemia entre as suas populações urbanas e indígenas, que atinge o Brasil há mais de três meses.

Até 16 de junho, segundo o governo do Amazonas, Tabatinga e Benjamin Constant, localidades do Alto Solimões, próximas e dependentes entre si, têm confirmados cerca de 2.500 casos. Apenas em Tabatinga foram 67 mortes por Covid-19 registradas até aquele dia.

Entenda ainda como é o protagonismo dos povos indígenas frente à pandemia do coronavírus não muito longe da região, no Vale do Javari, onde vivem cerca de 6 mil pessoas, incluindo grupos em isolamento voluntário e autônomos. Em 16 de junho, de acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), 39 indígenas do vale testaram positivo para a doença.

Reforçando o pedido de proteção desses e de outros povos originários, comentamos ainda sobre artigo assinado pelo professor Marcos Colón, que relata a urgência de uma ação conjunta e solidária a nível internacional para enfrentar a doença entre os indígenas da Amazônia.

Este episódio é dedicado à memória de Paulinho Paiakan, líder kaiapó que atuou por décadas como defensor da demarcação e proteção de terras indígenas no Brasil. Ele faleceu na quarta-feira (17) em consequência do coronavírus.

A dica cultura da semana é o Trio Roraimeira, formado pelos músicos compositores Neuber Uchôa, Zeca Preto e Eliakin Rufino, que cantam sobre as belezas naturais e cultura popular de Roraima, no extremo norte do país. As músicas são “Cidade do Campo” homenagem à capital Boa Vista e “Makunaimando”.