Listen

Description

O Amazônia em cinco minutos, podcast semanal com destaques sobre a maior floresta tropica do mundo, chega ao décimo episódio. Publicamos nesta semana o ensaio do filósofo e ambientalista mexicano Enrique Leff, autor do pensamento crítico de que o “desenvolvimento sustentável” está longe de ser uma saída para a humanidade.

Dedicamos este episódio ao cacique Aritana Yawalapiti, do Alto Xingu. Ele era um dos mais influentes líderes indígenas do Brasil e morreu nesta quarta em um hospital de Goiânia por complicações causadas pelo novo coronavírus. É mais um dos muitos casos que vem manchando a imagem do Brasil em relação às políticas de proteção aos povos indígenas.

Falamos também sobre a vitória da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Apib, que conseguiu uma vitória no Supremo Tribunal Federal. A corte referendou na quarta-feira (5) a liminar concedida pelo ministro Barroso no dia 8 de julho. A medida obriga o governo a elaborar planos de emergência para enfrentar e monitorar o coronavírus entre indígenas — com participação ativa dos povos.

Outro ponto é a continuidade da política de passar a boiada, uma intenção anunciada por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e posta em prática paulatinamente, apesar de discursos e ações midiáticas que prometiam outras direções. Na quinta (6), após uma visita de Salles à Terra Indígena (TI) Munduruku, a pasta da Defesa interrompeu uma operação contra o garimpo na TI.

A dica musical de hoje é do primeiro grupo de carimbó formado somente por mulheres, o Sereias do Mar. Fundado há mais de 25 anos pela mestra Bijica em Vila Marapanim, no Pará, reúne instrumentistas e cantoras de carimbó raiz, com tambor no chão, que cantam sobre a vida de agricultora e a cultura local. O conjunto tem uma forte atuação na promoção e na defesa do carimbó, que é patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2014. Para ouvir e saber mais, procure por “Sereias do Mar” nas redes.