Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Como você se informa? Será que a fonte é confiável ou enrola você?
A verdade é essencial para a manutenção da vida e para o desenvolvimento como pessoa e profissional. Entretanto, muitas pessoas preferem encontrar mentiras confortáveis para pautar suas decisões.
A busca pela verdade passa pela escolha das fontes. Estudo da Universidade de Oxford e do Reuters Institute for the Study of Journalism indica que o brasileiro é quem mais se preocupa com “fake news” no mundo (85%). Paradoxalmente, é um dos que mais se “informa” com fontes ruins, como WhatsApp (53%). O estudo também indica que a imprensa é preferida por pessoas com mais escolaridade e em ambientes menos polarizados.
Muitos argumentam que a imprensa é falha e até “vendida”. Não se pode generalizar! Alguns veículos de comunicação fazem mesmo um mau trabalho, mas esses estão quebrando. Em contrapartida, há muitos que buscam a verdade com apurações bem feitas, ética e seriedade. São ótimos caminhos para quem busca a verdade.
Veja no meu vídeo abaixo como identificar fontes confiáveis. E depois compartilhe conosco nos comentários suas percepções sobre esse cenário em que vivemos.