Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Sinto que as redes sociais viabilizaram uma espécie de “ditadura da ignorância”, em que um grupo barulhento e até agressivo se orgulha de saber pouco sobre tudo e ataca quem sabe mais. Você também observa isso?
A educação brasileira ter, na média, uma qualidade sofrível e estar ladeira abaixo há anos infelizmente não é nenhuma novidade. Isso criou uma geração de cidadãos menos conscientes e de profissionais menos competitivos. Mas, além disso, vejo essa acomodação na mediocridade, que glorifica a estupidez.
Uma sociedade bem educada, com universalização de bom conhecimento e cultura, não apenas cumpre seus deveres e faz valer seus direitos, como trabalha para a evolução de cada indivíduo e da comunidade. Sem isso, emperra onde está, pois nem sabe o que não sabe. E assim segue seus dias guiada pelo que vê nas redes sociais.
Isso é um contrassenso. Por que alguém abriria mão da busca pelo conhecimento, que lhe daria o mundo, para se limitar a uma “vida bovina”, aquela em que, se houver um bom pasto, o gado ficará satisfeito sem tem que se movimentar muito?
É sobre isso que debato nesse episódio. Por que acha que essa “ditadura da ignorância” floresceu?