Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Há alguns dias, me perguntaram se se posicionar politicamente nas redes sociais nos atrapalharia profissionalmente. Essa é uma pergunta simples para uma resposta complexa.
Graças ao momento de grande intolerância e polarização, não há mais zona segura. Qualquer posicionamento, por mais bem intencionado, equilibrado e embasado que seja, torna-se potencialmente explosivo.
Poderíamos considerar então que o caminho seria não se posicionar. Mas isso tampouco é aceitável, pois as pessoas esperam que nos posicionemos. Não fazer isso enfraquece a nossa imagem nas redes sociais, cujos algoritmos de relevância premiam aqueles que estão sempre se expondo.
Resta a hipótese de simplesmente não aparecer nas redes sociais. Mas, em um mundo hiperconectado, ficar de fora dessas plataformas implica em quase desaparecer para nosso público, abrindo caminho para os concorrentes.
Vivemos, portanto, uma “esquizofrenia do posicionamento”: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come!
Como você sai dessa “sinuca de bico”? Que tipo de posicionamento você adota? Veja minhas sugestões nesse vídeo. Depois compartilhe o que pensa nos comentários.
#marketing #posicionamento #redessociais #cancelamento #pílula #digital #PauloSilvestre