Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Nessa semana, conversava com uma pessoa que disse que o meu “problema” é que eu vendo um “produto” que anda em baixa no mercado: no caso, a verdade. Mas quando as pessoas perdem seu apreço pela verdade, uma série de aspectos civilizatórios vão para o ralo com ela, abrindo caminho para todo tipo de mazelas.
Nesse sentido, foi emblemático um acontecimento neste sábado, durante o Brazil Forum UK, realizado em Oxford (Inglaterra). Enquanto defendia o sistema eleitoral brasileiro, o ministro do STF e ex-presidente do TSE Luís Roberto Barroso foi interrompido e chamado de “mentiroso” por duas pessoas na plateia.
Barroso parou sua fala para explicar que “esse é um dos problemas que nós estamos enfrentando no Brasil, um déficit imenso de civilidade”. E, de fato, é uma pena ver parte da população querer “ganhar no grito” quando lhe faltam argumentos diante dos fatos.
Quanto mais rumamos para esse caminho da barbárie, mais a democracia e a própria sociedade se esfacelam. E isso não se dá apenas por uma inconsequente batalha de narrativas.
Por exemplo, um estudo global recém-publicado indicou que o ataque à verdade no Brasil inflou pesadamente a quantidade de casos e de mortes por Covid-19. Outro levantamento recente mostrou como a desinformação vem aumentando muito a corrupção no país.
A verdade não é um luxo ou uma bobagem, e jamais pode perder seu valor. Se nos afastarmos dela, todos nós pereceremos.
Para entender melhor por que a verdade “anda em baixa”, convido você a ouvir esse episódio. E depois deixe sua percepção nos comentários.