Você abriria uma videolocadora hoje?
Parece absurdo em um mundo dominado por Netflix, YouTube e afins! Mas ainda restam alguns estabelecimentos assim em São Paulo. E eles estão firmes! Seu “segredo”: encontraram um público que não é atendido pelas plataformas digitais e cuidam bem deles.
Atender genuinamente as necessidades do público é uma dessas obviedades desprezadas por gestores, que se preocupam só com os próprios interesses. Mas quem se dispõe a fazer isso, sair de sua zona de conforto e usar a tecnologia criativamente pode destruir e recriar segmentos totalmente consolidados, tornando-os mais adaptados a novas realidades. Por outro lado, quem se fecha na sua visão única de negócios corre o risco de ser chutado para fora do mercado.
Veja o caso da indústria fonográfica, que parecia condenada, com a morte do CD: no ano passado, a venda de músicas cresceu 13% nos EUA! Mas isso só aconteceu porque TUDO mudou ali.
Como saber que caminhos seguir diante de tantas opções? Ouça o episódio dessa semana e conheça exemplos de sucesso e fracasso, e no que deve prestar atenção para fazer as mudanças necessárias.