Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Afinal, o ensino a distância é bom ou ruim para nossa formação?
Nesses mais de dois anos, a Covid-19 nos ensinou a fazer muitas coisas novas e a usar a tecnologia para recriar atividades cotidianas. Uma das mais impactadas foi a maneira como estudamos. E isso trouxe benefícios, mas também problemas.
Como professor, vi alunos irados em março de 2020, quando seus cursos passaram a ser oferecidos online, por causa da pandemia. Mas hoje, mesmo com as escolas reabertas há mais de um ano, observo uma crescente preferência por cursos a distância, até mesmo superando os presenciais.
Esse é um movimento sem volta! São inegáveis as vantagens, como comodidade e economia, ao se estudar em casa. Mas o uso inadequado da tecnologia na educação pode piorar muito a qualidade do aprendizado.
O ensino presencial e a distância têm vantagens e desvantagens claras, e devem ser aproveitados no melhor que oferecem. O alerta acende quando os cursos presenciais são substituídos pelo EAD apenas para aumentar os lucros das escolas. Empresas de educação são negócios muito particulares, pois o país depende da qualidade de sua entrega. Naturalmente devem ter lucro, mas não podem sacrificar seu crítico papel social por ele.
Para entender quando devemos escolher o ensino a distância ou o presencial, convido você a ouvir esse episódio. E depois compartilhe nos comentários como você tem estudado.