Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Educadores estão em polvorosa, diante de uma nova plataforma de inteligência artificial!
Apesar de ter sido liberada há apenas dois meses, o ChatGPT vem provocando discussões éticas, tecnológicas e profissionais sobre se o digital poderá substituir seres humanos em tarefas intelectuais em que ainda nos sentíamos “seguros”. Nas escolas, esse temor chegou quando estudantes começaram a apresentar trabalhos que haviam sido escritos pela máquina.
Diante da qualidade dos argumentos e da fluência da escrita naquelas tarefas, professores passaram a se perguntar se perderiam a capacidade de identificar “plágios” de seus alunos. Outros, mais fatalistas, já se questionam se a própria profissão poderia desaparecer, sendo substituídos pelas máquinas.
Essas perguntas estão erradas! E a escola, mais que ensinar boas respostas aos alunos, deve ensiná-los a fazer as PERGUNTAS CERTAS na vida.
Entendo que professores estejam preocupados. Esse desafio não pode ser ignorado, mas ele não pode servir como motivo para bloquearem a entrada da inteligência artificial nas aulas. Isso, sim, seria uma ameaça à manutenção de seu ofício.
Então o que o ChatGPT representa para a educação? Ele desafia professores e alunos a redefinirem como se ensina e como se aprende! E ninguém melhor que os próprios professores para fazer isso.
Para esse meu vídeo, eu conversei com quatro grandes especialistas para mergulharmos no tema, que impacta decisivamente cada um de nós. Confira!
E para você, o que a inteligência artificial pode representar na sua vida e na maneira como você aprende qualquer coisa? Já pensou nisso?