Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Por mais absurdo que seja, eu não me surpreenderia se começasse a ver um grupo crescente que defendesse que cobras têm pernas. Bastaria que isso fosse apoiado por algum estudo obscuro e publicado em um site mais obscuro ainda.
Mas o ingrediente secreto para o sucesso de uma aberração com essa seria que isso atendesse algum interesse econômico, político ou ideológico.
Isso não é loucura! Como repórter de ciência, certa vez me deparei com um estudo “sério” que sugeria que cerveja emagrecia. Ele havia sido financiado por uma fabricante da bebida.
Claro que não publiquei aquilo! Talvez fosse verdade, mas antes precisaria ser chancelado pela comunidade científica.
Na quarta, um post que fiz sobre a ambientalista sueca Greta Thunberg ter sido escolhida como pessoa do ano pela revista Time tornou-se uma guerra ideológica. Um dos argumentos mais usados foi o de que o aquecimento global não existe, apoiando-se em muita fantasia e estudos questionados pela comunidade científica.
Por que as pessoas acreditam e defendem ferozmente barbaridades como essa? Veja no episódio dessa semana o motivo e como evitar que isso ameace a sociedade.