Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Como seria sua vida se, de repente, todas as redes sociais sumissem?

Não é exagero afirmar que essas plataformas estão entre os produtos de maior sucesso da história. Poucas criações foram usadas por tanta gente, ocupando um espaço tão relevante em suas vidas.

De certa forma, essa restrição absurda é o que os russos estão descobrindo agora, em alguma escala. A combinação da censura imposta pelo seu governo com o posicionamento das próprias empresas contra a guerra na Ucrânia está bloqueando parcial ou completamente o acesso a redes no país. Por exemplo, desde esta segunda, a Rússia restringe o acesso ao Instagram, como já vem fazendo com o Facebook e com o Twitter há dez dias.

A guerra não acontece apenas no campo de batalha. Mas agora, os mecanismos para o domínio da narrativa, que sempre foram importantes em qualquer conflito, afetam diretamente o cotidiano digital de pessoas e empresas.

Restrições às redes sociais não acontecem apenas em um cenário de guerra. Pelo seu enorme poder, elas estão na mira de governos, que desejam controlá-las para seu benefício. Nós, como usuários, temos que estar atentos a isso e usar o que essas plataformas nos oferecem de bom, ficando atentos aos riscos associados a elas. Da mesma forma, temos que cuidar para não abusar dos poderes que elas nos dão, que poderia causar restrições evitáveis por serem transformadas em armas para se atacar os direitos alheios.

Nesse episódio, debato as implicações que o meio digital tem sobre nossas vidas e que riscos ele corre em cenários extremos.

Já pensou como seria ficar sem sua dose diária de dopamina?