Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Dizem que a Internet não esquece de nada e de ninguém, mas algumas pessoas têm até conseguido apagar seus crimes nas realidades alternativas criadas nas redes.
Um estudo da empresa de cibersegurança NordVPN indicou que cerca de 20% dos brasileiros gostariam de ter todos os seus dados apagados da Internet. Infelizmente isso é impossível, pois a informação que cai na rede acaba sendo replicada em muitos locais, além de continuarmos deixando nossas “pegadas digitais” o tempo todo.
Entretanto, como em outras coisas da vida, a regra parece só valer para o “cidadão comum”: para quem tem muito dinheiro, é possível reescrever sua história online.
O grupo internacional de jornalistas investigativos Forbidden Stories vem divulgando práticas que alguns bandidos ou simplesmente pessoas endinheiradas usam para conseguir isso. Não é trivial ou barato e, na maioria dos casos, é ilegal e antiético. Empresas manipulam os algoritmos de buscadores e de redes sociais para os resultados não exibirem os fatos, mas sim o interesse de seus clientes.
Na prática, criam-se na Internet realidades alternativas, em que todos os pecados parecem perdoados. Nossa presença online tornou-se uma ferramenta que nos arrasta para longe da verdade, enquanto manipula nossas emoções e comportamentos para proteger criminosos e nos fazer de massa de manobra do poder.
O grande risco é que essas versões fabricadas ultrapassem os limites da Internet. E isso vem acontecendo com muita força, não apenas pelos crimes reais apagados digitalmente, mas pela criação nas redes de problemas que impactam muito as vidas de parcelas significativas da população.
Como acontecem esses processos de manipulação de pessoas e de algoritmos? O que podemos fazer para combater esse grande mal?
Confira alguns caminhos nesse episódio. Depois compartilhe suas ideias com a gente nos comentários.