Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
A desconfiança se tornou o sentimento padrão de nossa sociedade.
Se o bom senso e até a legislação definem que todos são inocentes até que se prove o contrário, a maioria das pessoas hoje rejeita algo novo até que se demonstre confiável. Como resultado, elas estão perdendo a sua capacidade de debater e de colaborar em torno de temas que discordem.
E elas discordam de muitas coisas em um mundo que se tornou absurdamente polarizado!
Essas são algumas das principais conclusões do recém-lançado relatório anual Trust Barometer, da consultoria americana Edelman. A pesquisa global, que está na sua 22ª edição, provoca algumas importantes reflexões sobre como chegamos a um ponto de ruptura da democracia e possíveis caminhos para melhorarmos.
Uma sociedade em que as pessoas perderam a capacidade de confiar umas nas outras e nas instituições está condenada ao fracasso. Olhando a nossa volta, percebemos que isso já está acontecendo.
Para sairmos desse atoleiro, informações de qualidade assumem um papel central. Mas os principais atores nisso estão enredados em conflitos que só interessam a grupos específicos.
Como anda a sua confiança? Nesse episódio, debato sobre isso tudo e sugiro caminhos para seguirmos juntos. Confira e depois compartilhe suas ideias nos comentários.