Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Atenção: a IA pode colocar seu negócio em risco!

A explosão do uso da inteligência artificial nas empresas tem gerado uma corrida por eficiência e inovação. Mas junto com os benefícios, crescem as falhas de segurança. Segundo o relatório “Riscos da IA na Nuvem 2025”, recém-publicado pela empresa de segurança digital Tenable, 70% das aplicações com IA em servidores online têm pelo menos uma vulnerabilidade crítica, frente aos 50% em ambientes sem IA.

O problema não vem da tecnologia, e sim de descuidos. Em uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester em 2023, 76% dos responsáveis pela implantação de IA afirmaram estar mais preocupados com disponibilidade que com segurança. Essa busca frenética por lançamentos e resultados atropela processos fundamentais, como testes de robustez e revisão de código e de dados.

Segundo a pesquisa global da consultoria McKinsey sobre o uso de IA publicada no mês passado, 78% das organizações já a utilizavam em pelo menos uma atividade de seu negócio em julho de 2024, um salto expressivo sobre os 55% no fim de 2023. O uso de IA generativa passou de 33% para 71% no mesmo período.

Já o relatório “Custo das violações de dados de 2024”, publicado pela IBM, mostra que o custo médio de um vazamento de dados saltou 10% em um ano, chegando a US$ 4,88 milhões (no Brasil, esse valor é de US$ 1,36 milhão). O prejuízo não é apenas financeiro, envolvendo paralisação de operações, multas regulatórias, perda de confiança e danos de reputação que podem levar anos para serem reparados.

Tudo isso acende um grande alerta vermelho: empresas de todos os setores estão massivamente abraçando a inteligência artificial sem os cuidados necessários para que essa tecnologia traga resultados confiáveis sem ameaçar suas operações.

Então o que deve ser feito? É sobre isso que falo nesse episódio.

E você, sente que está usando a IA bem no seu cotidiano?