Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Sabemos que existe um fosso digital que separa os diferentes grupos sociais no Brasil, mas qual o tamanho dele? E por que temos que nos preocupar com isso?
Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a importância maiúscula da Internet em nossas vidas, a pandemia acabou com ela. Durante o período de distanciamento social, trabalhar, estudar, comprar e até se divertir dependiam da rede. Mesmo agora, com tudo reaberto, muitas daquelas práticas online permanecem, pois descobrimos enormes ganhos.
A pesquisa “O abismo digital no Brasil”, publicada recentemente pela consultoria PwC e pelo Instituto Locomotiva, coloca isso em números. De um lado, temos 29% dos brasileiros “plenamente conectados”; do outro, 20% sem conexão alguma.
Isso traz enormes prejuízos às pessoas e ao país, criando “cidadãos de segunda categoria”. A dificuldade de ficar online prejudica a capacidade de trabalhar, a formação profissional e todo o processo educativo, desde tenra idade.
O abismo digital vem da gritante desigualdade socioeconômica de nosso país, e ele a reforça, em um perverso círculo vicioso. Se não for rompido, ele nos empurrará cada vez para o fosso dos profissionais obsoletos e das nações irrelevantes.
Nesse episódio, eu trago mais detalhes sobre esse problema e possíveis saídas que podemos adotar. Confira e depois deixe suas percepções nos comentários.