Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
A ganância de muitas faculdades vem massificando um ensino ruim a distância. E isso é um enorme risco à sociedade!

Por isso, na quarta passada, o Ministério da Educação publicou uma portaria suspendendo por 90 dias novos cursos a distância em 17 áreas, incluindo todas as licenciaturas. Mais que bem-vinda, a decisão já deveria ter sido tomada há tempos, pois o EAD vem deixando de ser uma poderosa ferramenta de inclusão, para se tornar um mecanismo de massificação de ensino de baixa qualidade por instituições que visam apenas o lucro.

Segundo o Censo de Educação Superior, publicado em outubro, em uma década os cursos acadêmicos por EAD cresceram 700%, ficando hoje com dois terços dos ingressantes no Ensino Superior e formando 31% do total. Mas a qualidade é muito ruim: apenas 19% dos cursos privados e 34% dos públicos obtiveram notas 4 ou 5 nas avaliações do MEC.

Na formação de novos professores, a situação fica dramática: na licenciatura e pedagogia, 65% dos formandos são por EAD. Na rede particular, 93,7% dos ingressantes desses cursos, onde a média de alunos em sala é de 171, estudam online.

Cursos da área de saúde, os de áreas que exijam ir a campo como parte da formação, Pedagogia e licenciaturas jamais deveriam acontecer por EAD. Esses profissionais acabam sendo despejados no mercado com formações muito deficientes.

A sociedade precisa parar de ver esses números como “democratização do ensino”, porque essas pessoas aprendem muito pouco, na prática apenas “comprando um diploma barato”.

O ensino a distância pode ser realmente muito bom, se for bem implementado. Não deve ser usado apenas como um jeito de aumentar os lucros.

Mas pelo jeito, esse mercado não está conseguido se autorregular. O governo faz bem em impedir que isso aumente, e agora deveria descredenciar os cursos caça-níqueis.

Para entender melhor o que é preciso para o EAD ser implementado corretamente e os ganhos que ele traz, convido você a ouvir esse episódio. Depois conte nos comentários o que acha disso tudo.