Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Que palavra representa bem 2022, na sua opinião?

Bem, nos meses de novembro, os principais dicionários do mundo elegem suas “palavras do ano”, verbetes que, mesmo não sendo necessariamente novos, refletem fatos de grande impacto no período. Com a globalização, muitas dessas palavras valem para o mundo todo. Mas as escolhas desse ano se demonstraram muito regionalizadas. Por isso, decidi, de maneira pessoal, escolher uma palavra que representasse bem algo que moveu decisivamente o Brasil em 2022: “ciberpopulismo”.

Explico por que fiz essa escolha.

Esse neologismo une a palavra em inglês “cyber” (em referência ao que se dá no mundo digital) a “populismo”. Ele procura definir como as redes sociais passaram a atuar decisivamente no jogo eleitoral nos últimos anos. No populismo, cria-se a figura de um líder capaz de “salvar” o povo dos interesses de uma “elite” ou das ações de um “inimigo comum a todos”. Por depender de um conjunto de narrativas bem arquitetadas, o meio digital surgiu como a ferramenta perfeita de convencimento das massas, amplificando as ideias do populista.

O “ciberpopulismo” vem sendo amplamente usado no Brasil há pelo menos seis anos, mas atingiu a sua maturidade em 2020, com a pandemia de Covid-19. As suas fórmulas usadas durante a crise sanitária pavimentaram o caminho para as eleições de 2022, criando um cenário de polarização política inédito em nossa história, que rachou o país e que continua incendiando corações, mesmo dois meses após o fim do pleito.

Daí essa minha escolha. Você concorda com ela? Ou escolheria outra palavra?

Para entender melhor como o “ciberpopulismo” floresceu no Brasil e no mundo, por que ele é um perigoso risco à sociedade, e possíveis caminhos para nos livrarmos dele, convido você a assistir a esse meu vídeo. E depois compartilhe nos comentários as suas ideias sobre o tema: precisamos fortalecer o debate construtivo!