Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
O que o mundo digital nos reserva para 2023?
Uma de suas características essenciais é seu dinamismo, mas ele nem sempre segue o que usuários e empresas desejam. Algumas tecnologias que despontam como grandes promessas nunca deixam de ser apenas isso.
Foi o caso do deep fake, que ganhou notoriedade em 2019 com a criação de convincentes vídeos falsos com rostos alheios. E como não mencionar a visão de metaverso de Mark Zuckerberg, apresentado como a grande promessa de 2022? Por enquanto, não virou nada muito útil e ainda corroeu cerca de 70% do valor de mercado da Meta, empresa dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.
Agora que começamos 2023, outras tecnologias prometem grandes mudanças em nossas vidas. Agrupei-as debaixo de um guarda-chuva que chamei de “virtualização”, indo muito além de usos óbvios nas redes sociais. Essa nova proposta envolve recursos que de fato ampliam digitalmente nossas habilidades.
Com ela, esse pode ser o ano em que experimentaremos a ampliação da inteligência artificial que vemos (como as plataformas criadoras de textos e imagens) e a que não vemos (que, por exemplo, aumenta o poder de nossos smartphones). A realidade mista –que mistura realidade virtual e realidade aumentada– deve também ficar mais próxima de nós. E até o metaverso pode finalmente acontecer no nosso cotidiano.
Agora é ver o que disso tudo realmente se concretizará nos próximos 12 meses. Para entender melhor esse cenário no ano que começa, convido você a ouvir esse episódio.
Quais seriam suas apostas nessa área? E que tecnologia você deseja?