Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Assisto com curiosidade e apreensão a uma profunda mudança cultural: o aumento de pessoas que não gostam de falar com outras pessoas. Ao consumir serviços, preferem interagir com sistemas a conversar com atendentes.
Experiências ruins encabeçam os motivos. Mas há também os meios digitais: com eles, estamos nos tornando ansiosos e intolerantes.
Aceitamos cada vez menos frustrações e rejeições. E isso é um problema sério, pois a vida é cheia delas. Na verdade, o confronto com esses dissabores nos ajuda a desenvolver resiliência e tolerância, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Coincidência?
Várias empresas lançam produtos que atendem essas “demandas”. A mais recente foi a Uber, que anunciou, no dia 4, seu serviço Comfort. Entre outros benefícios, as pessoas poderão controlar, pelo aplicativo, que o motorista fale apenas o indispensável.
Será que precisamos de um aplicativo para isso? Se não quisermos conversar com o motorista, não podemos simplesmente pedir isso a ele?
Para muitos, isso é bizarro; para outros, muito bem-vindo. Qual o seu grupo? Ouça o episódio dessa semana para entender melhor essa mudança.