Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
A cada dia, surgem mais aplicações com inteligência artificial. O ChatGPT mostrou para as massas como essa tecnologia pode trazer grandes ganhos, e isso ciou uma sensação de que a IA automatizará tudo. Mas isso não é verdade: o ser humano ainda precisa supervisionar seu aprendizado e suas conclusões. Ainda assim, a colaboração inteligente entre máquinas e pessoas pode tornar possível coisas até então inimagináveis.

Esses foram alguns dos principais temas da conferência Gartner Data & Analytics, que aconteceu em São Paulo na terça e na quarta. Na palestra de abertura, Aura Popa, diretora-sênior, e Kurt Schlegel, vice-presidente da consultoria, fizeram uma analogia entre a inteligência coletiva do mundo animal e o que podemos fazer junto com a inteligência artificial.

Esse fenômeno se observa desde enxames de abelhas até matilhas de lobos. Nelas, cada indivíduo tem autonomia em suas decisões, mas também trabalha para o grupo. Dessa maneira, não apenas sobrevive, como também prospera, atingindo coletivamente ganhos que não conseguiria sozinho.

A inteligência artificial funcionaria como um facilitador para as pessoas criarem valores inéditos juntas. Mas, para isso, as empresas precisam reorganizar seus modelos operacionais para dar autonomia e flexibilidade aos profissionais. Devem também ampliar sua educação para usos conscientes dos dados e da IA. Por fim, precisam distribuir autoridade e responsabilidade para que todos atuem com um propósito bem definido, em todos os níveis da organização.

É uma proposta interessante, neste momento em que ainda tateamos a IA para encontrar boas formas de usá-la. Na conferência, ficou claro que não se deve delegar decisões críticas completamente à máquina, pois ela pode cometer erros graves. Fazer isso também aceleraria o temor generalizado de termos nossos empregos substituídos por robôs.

Você sabe como criar essa inteligência coletiva com o apoio da IA? É sobre isso que falo nesse episódio. E como vem usando essa tecnologia?