Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Como alguém pode querer regular algo essencial para a sociedade, se não consegue nem definir aquilo adequadamente? É o caso das “fake news”, em um projeto de lei que está sendo tramitado e deve impactar profundamente a vida de todos nós.

Em um mundo em que a verdade é relativizada e distorcida escandalosamente, sucumbimos diante de mentiras bem contadas que moldam a sociedade pelos interesses de uns poucos. Com isso, até iniciativas bem intencionadas podem ser pervertidas. É o caso desse projeto, o PL 2.630, conhecido como “Lei das Fake News”, que já foi aprovado pelo Senado e pode ser votado na Câmara dos Deputados a qualquer momento.

Criado com o louvável objetivo de combater a desinformação no meio digital, o texto possui falhas críticas, como não definir, de maneira inequívoca, o que seria uma “notícia falsa” e inocentar previamente alguns dos maiores agentes da desinformação no país.

Se aprovado dessa forma, corre o risco de se transformar em um mecanismo de controle e de censura. Poderosos poderão rotular jornalismo como “fake news” a seu bel prazer, apenas para censurar aquilo que lhes desagrade, enquanto a verdadeira desinformação continuará correndo solta nas plataformas digitais.

O PL 2.630 pode se tornar um poderoso aliado para combater um dos maiores cânceres de nossa sociedade. Mas, para um projeto que visa criar uma lei com a palavra “transparência” em seu nome, esses pontos obscuros precisam ser eliminados!

Para entender melhor os pontos desse projeto, convido você a escutar esse episódio. Depois, deixe nos comentários seu ponto de vista sobre como as “fake news” impactam nossa vida e o que podemos fazer para combatê-las.