Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
A Uber está na berlinda (de novo)! Será que ela teria dado certo lá atrás, sem as práticas do escândalo que estourou na semana passada?

No dia 10, o jornal britânico “The Guardian” publicou reportagens que exibem, de maneira sem precedentes, atividades condenáveis da Uber para consolidar seu negócio entre 2013 e 2017. Batizada de “Uber Files”, elas foram feitas a partir de mais de 124 mil documentos vazados pelo ex-executivo Mark MacGann.

A empresa criou o conceito de transporte por aplicativo. Ela é também um dos principais expoentes da chamada “economia compartilhada”, que vem revolucionando diversos mercados.

Mas, no mercado, se alguém estiver ganhando desproporcionalmente, alguém pode estar perdendo. Por isso, muita gente crítica a “economia compartilhada”, chegando a chamá-la de “concorrência desleal” e até de “pirataria”. No caso da Uber, quem perdeu muito foram os taxistas. Ganharam os motoristas de aplicativo, os passageiros e naturalmente a companhia.

Apesar de taxistas odiarem a Uber, os clientes sempre a abraçaram em todas as cidades em que chegava. Afinal, ela atendia a demandas históricas por um bom transporte a preço justo. Agora os “Uber Files” colocam em questão se ela teria tido o mesmo sucesso se não se valesse desses subterfúgios.

Para entender melhor essa séria crise, ouça esse episódio. E depois diga nos comentários se a Uber abusou do seu poder ou se daria certo de qualquer jeito. Além disso, esse escândalo pode abalar sua confiança na empresa?