Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Não dá para pensar em meios de pagamento digitais sem respeito aos clientes. Por isso, eles vão muito além das próprias transações.

No mundo todo, as pessoas cada vez mais trocam notas de dinheiro e moedas por essas transações digitais. Os brasileiros seguem essa tendência, e o estrondoso sucesso do Pix é o exemplo mais reluzente disso. Nesse cenário, a tecnologia viabiliza segurança, combate o crime e até promove a inclusão social.

Alguns podem dizer que os problemas decorrentes da digitalização dos meios de pagamento são um preço a se pagar pelos benefícios que isso traz. Pode ser verdade, mas isso não pode ser usado como desculpa para descuidos, pois os prejuízos para pessoas e empresas podem ser devastadores. E ninguém deveria passar por isso!

“Se as pessoas perderem a fé na segurança do seu meio de pagamento, eles vão parar de usá-lo e voltarão a usar dinheiro”, explicou-me Andrew Reiskind, Chief Data Officer da Mastercard, durante uma visita que fiz na semana passada ao laboratório da inovação da empresa, localizado em Nova York (EUA).

A solução não é simples e cabe a todos os envolvidos. Empresas, governos, universidades a até os usuários têm seus papeis para que a experiência de pagamentos digitais aumente seus benefícios e reduza seus riscos.

Algumas velhas preocupações ganham nova roupagem, enquanto outras surgem. A inteligência artificial e a computação quântica despontam como poderosas novidades. Enquanto isso, a ética e a experiência do cliente ganham ainda mais importância.

Uma coisa é clara: não há atalhos nesse processo, e aqueles que não se ajustarem às novas exigências podem ser fortemente penalizados pelo mercado.

Mas então quais são os cuidados que devemos tomar para escaparmos das armadilhas do cibercrime e aproveitar ao máximo os meios de pagamento digitais? É sobre isso que falo nesse episódio.

E você, como prefere fazer as suas transações? Ainda usa dinheiro vivo? Caiu de amores pelo Pix? É fã de cartões de crédito?