Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Se alguém ainda tiver alguma dúvida sobre a importância de oferecer uma boa experiência ao cliente, ouça esse episódio!
O mundo dos negócios dá voltas: agora, temos, de um lado, “unicórnios”, big techs e gigantes do varejo digital demitindo sem parar. Do outro, vemos livrarias físicas, que para muitos estavam condenadas, mostrando sinais de um inusitado ressurgimento.
Naturalmente não são todas, mas o fato de algumas estarem com esse vigor merece uma análise. Afinal a raiz desse sucesso pode ser replicado em outros negócios: oferecer uma boa experiência ao cliente e uma administração responsável.
O cenário do primeiro grupo é desolador. Os demitidos nas empresas de tecnologia nos últimos 12 meses giram em torno de 100 mil em todo mundo, inclusive no Brasil. Entre as causas, acabou o “dinheiro fácil” de investidores, usado para crescer rapidamente: a crise global moveu esses recursos para negócios mais estáveis. Há também um realinhamento após volumosas contratações durante o distanciamento social, para dar conta da repentina digitalização de nossas vidas. Por fim, essas empresas estão efetivamente fazendo menos dinheiro no pós-pandemia.
Algumas livrarias, por outro lado, colhem os frutos de mudanças em seus modelos de negócios e na própria visão do que fazem, atualizando empresas com muita história. Com isso, não apenas estão fazendo dinheiro, como estão crescendo.
Qual é o seu segredo, e o que podemos aprender com elas para nosso cotidiano, mesmo que não tenhamos nada a ver com livros? É sobre isso que falo no episódio dessa segunda, com alguns cases nacionais e estrangeiros.
E você, já parou para pensar se realmente está colocando o cliente no centro de suas decisões? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários!