Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Um dos assuntos mais quentes dos últimos dias foi a estreia do 5G “puro” no Brasil, começando por Brasília, na quarta passada. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu um longo cronograma para que o serviço seja oferecido em todo o país. Mas um aspecto pouco falado pode ainda atrasar os lançamentos e piorar a qualidade do 5G: a dificuldade para se instalar antenas nas cidades.
Apesar de a regulamentação de telecomunicações ser federal, as leis que determinam as regras para instalação de torres e antenas são municipais. Isso acontece porque cada cidade tem suas características e necessidades próprias, que precisam ser respeitadas. Mas, em muitas delas, as definições estão emperradas por debates infrutíferos e até bizarros, como vereadores discutindo se o 5G pode transmitir a Covid-19!
Mas não tem mágica: sem antenas, não haverá 5G! Ele não aparecerá “do nada” no seu celular de última geração.
Não se trata apenas de uma Internet mais rápida: o 5G traz recursos que podem revolucionar o cotidiano de pessoas e empresas! As pessoas ainda não se deram conta disso e de que poderão ter que esperar até sete anos para ter acesso a essa tecnologia –e isso se conseguirem pagar por ela.
São barreiras demais para algo tão importante para nossas vidas!
Para entender por que tudo isso está acontecendo e o que pode ser feito para agilizar esse processo, ouça esse episódio. E depois deixe nos comentários as suas percepções sobre o tema.