Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Por que parte da população compra “fake news” e bate na imprensa, se ela é o melhor recurso para se proteger de abusos de grupos de poder?
Esse comportamento ainda me choca, mas não me surpreende mais. Está intimamente ligado ao que é a verdade. E, se não soubermos o que ela é e onde a encontrar, estamos condenados a uma vida miserável e cada vez mais servil.
Ela não aparece facilmente. Precisa ser escavada e é encontrada ao se confrontar pontos de vista conflitantes sobre um mesmo assunto. É aí que a imprensa se torna alvo: ao "ousar" ouvir os diferentes lados de um fato, o jornalismo se aproxima e expõe o que acontece no mundo, e isso incomoda aqueles que preferem a zona de conforto da ignorância.
Há um versículo bíblico que está na moda: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Só que essa verdade que liberta implica na necessidade de vivermos conscientes do que nos cerca e da libertação que somente o conhecimento disso pode trazer. Não é de se admirar, portanto, que o Papa Francisco seja um defensor do jornalismo.
E você, como define a verdade? E o que acha da imprensa?