Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Uma nova batalha ocupa as redes sociais, afetando profundamente o cotidiano de todos nós, pela importância que elas ocupam em nossas vidas.
Grupos de poder investem contra essas empresas para forçar seu ponto de vista. Por exemplo, na quinta passada, Donald Trump assinou uma ordem executiva que poderia regular as redes sociais e intervir no que se publica nelas.
Tudo porque o Twitter mudou sua postura diante de impropérios publicados por governantes. Até então, a plataforma tolerava publicações deles que violassem seus termos de uso, pois teriam valor jornalístico, considerando os autores.
Agora a empresa está restringindo ou eliminando essas publicações, para conter a onda de desinformação e de ódio. Além de Trump, outros líderes mundiais, como Bolsonaro, Nicolás Maduro e o aiatolá Khamenei já tiveram publicações eliminadas no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Eles partem para a ofensiva, dizendo que isso é um ataque à liberdade de expressão. Mas isso também é uma mentira! Ela deve ser preservada, mas há limites. Não pode ser invocada para se cometer crimes, por exemplo.
Entenda essa confusão no episódio de hoje.