Listen

Description

Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
O Brasil chegou à semana do Dia da Independência com um clima tão denso, que dá para ser cortado com uma faca, feito doce de leite cozido além do ponto.

Ainda que tudo leve a crer que isso não passe de uma fumaça espessa, diz o ditado que onde ela existe, também há fogo. E o combustível para essas labaredas são as redes sociais, particularmente o pouco que elas vêm fazendo para tentar corrigir seu papel decisivo no ataque crescente à sociedade organizada.

Para quem viveu praticamente toda sua vida em um Brasil redemocratizado com o fim da ditadura militar, é inacreditável e assustador ver essa escalada da insanidade e da violência. Ela acontece porque grupos políticos usam essas plataformas digitais e o incrível poder de convencimento de seus algoritmos para incutir, em uma parcela considerável da população, a falsa ideia de que podem pensar, dizer e fazer o que bem entenderem em nome da liberdade de expressão.

Isso é uma falácia! Quando todos têm razão, ninguém tem razão!

Mas o fato de as redes sociais nos colocarem em contato apenas com quem pensa como nós acaba legitimando mesmo a mais absurda porcaria.

Até quando as redes sociais vão ignorar a sua real responsabilidade pelas profundas transformações em nossa sociedade, para o bem e principalmente para o mal?

----

Leia a pesquisa "Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks", publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences no dia 2 de junho de 2014, que foi mencionada no episódio, clicando em https://www.pnas.org/content/111/24/8788.full

Leia um resumo da pesquisa "How lles spread", publicado na revista Science no dia 9 de março de 2018, que foi mencionada no episódio, clicando em https://www.science.org/content/blog-post/cover-stories-visualizing-spread-true-and-false-news-social-media