Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Cuidado: tudo que você postar pode ser usado contra você e a favor da IA.
Não é novidade que o que publicamos nas redes sociais é usado para criarem perfis detalhados sobre nós para que seus anunciantes nos vendam todo tipo de quinquilharia. Também é conhecido que nossas informações são usadas para “aprimorar” essas plataformas. E que muitas delas fazem menos do que poderiam e deveriam para nos proteger contra desinformação e diferentes assédios. Mas o que é novidade é que agora essas companhias usam nossas informações pessoais para treinar seus nascentes serviços de inteligência artificial, abrindo uma nova potencial violação de privacidade.
Essas empresas transitam nas ambiguidades de seus termos de serviço e posicionamentos públicos. Por exemplo, no dia 31, os CEOs das redes sociais mais usadas por crianças e adolescentes foram interpelados no Comitê Judiciário do Senado americano, sobre suas ações para proteger os jovens. O mais questionado foi Mark Zuckerberg, CEO da Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp). Diante da pressão, ele se levantou e se desculpou ao público nas galerias.
Ali estavam pais e mães de crianças que morreram por problemas derivados de abusos nas redes sociais. Menos de uma semana depois, o mesmo Zuckerberg disse, durante uma transmissão sobre os resultados financeiros anuais da Meta, que sua empresa está usando todas as publicações de seus usuários (inclusive de crianças) para treinar suas plataformas de IA.
O mercado adorou: suas ações dispararam 21% com os resultados! E essa infinidade de dados pessoais é mesmo uma mina de ouro! Mas e se eu, que sou o proprietário das minhas ideias (por mais que sejam públicas), quiser que a Meta não as use para treinar sua IA, poderei continuar usando seus produtos?
É inevitável pensar que não temos mais privacidade e até propriedade sobre nossas informações. E as empresas podem se apropriar delas para criar produtos e faturar bilhões de dólares.
É isso mesmo? Como nos proteger? Falo sobre isso nesse episódio.
#redessociais #inteligênciaartificial #dados #informação #privacidade #Meta #MarkZuckerberg #saúdemental #PauloSilvestre