Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Dois dias antes da vitória de Joe Biden para a presidência dos EUA, as três principais redes da TV aberta americana –ABC, CBS e NBC– literalmente interromperam uma fala ao vivo de Donald Trump. Para variar, estava despejando suas mentiras, atacando o sistema eleitoral americano, porque sua derrota nas urnas era iminente.
Na hora, duas perguntas me vieram à cabeça.
A primeira é por que os veículos de imprensa nunca fizeram isso antes? Afinal, Trump é o “profeta do apocalipse das fake news” desde muito antes de ser presidente. E a imprensa sempre deu palco para esse maluco!
A segunda: a imprensa pode fazer isso? Afinal, mesmo com Biden eleito, Trump ainda é o presidente até que seu oponente vitorioso assuma o cargo.
Todos nós somos responsáveis pelo que propagamos. Essa é uma responsabilidade que sempre tivemos, mas da qual estamos esquecendo por influência do falso véu do anonimato das redes sociais e do “efeito manada”. O que dizemos tem impacto real em quem está a nossa volta e, por extensão, na sociedade.
Assim, você acha que os veículos agiram certo cortando Trump? E como você lida com essa responsabilidade em seu cotidiano?