Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Você se sente seguro no Brasil?
A violência é um problema crônico do país, uma de nossas maiores chagas. E, como em muitas de nossas mazelas, tenta-se maquiar o sintoma, enquanto se deixa as causas intocadas.
Por exemplo, o governo federal acha que sua solução passa por armar as pessoas. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública discorda, demonstrando que, quanto mais armada estiver a população, mais crescem os assassinatos.
Apesar de os mais pobres serem, de longe, as vítimas principais da violência, ninguém está totalmente a salvo dela. Por mais que se armem e se protejam em redomas, os ricos também são impactados, até mesmo porque a violência pode brotar dentro de suas casas.
Nesse cenário em que as consequências ganham mais atenção que as motivações, as palavras podem ser tão perigosas quanto as balas. Isso acontece com ataques verbais de toda natureza, também contra quem propõe o debate para a busca de uma solução real. É o que está acontecendo nas redes sociais contra a série documental "Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime", que estrou no dia 8, na Netflix.
Não se trata de “defender bandido”, e sim de tentar entender por que os crimes acontecem. Se não soubermos isso, como poderemos diminuir a violência? Mas quem está disposto a colocar o dedo nessas feridas que fazem parte da nossa sociedade?
Você já assistiu a essa série da Netflix?