Pílula de cultura digital para começarmos bem a semana 😊
Caminhamos a passos largos para a substituição da Siri e do Google Assistente por sistemas que saberão quase tudo sobre nós e serão capazes de tomar decisões e até negociar em nosso nome. A nova geração de assistentes virtuais evoluirá dos atuais “super apps” (como o WeChat), com muita inteligência artificial, análises preditivas e linguagem natural.
Mas, com tanto poder concentrado, serão capazes de impactar fortemente a “jornada do cliente”, até mesmo determinando o que consumiremos e como. Diante disso, que garantia teremos que sempre tomarão as melhores decisões para nós, e não para seus fabricantes ou parceiros? Entretanto, se não confiarmos nas assistentes, a sua “mágica” desaparece.
Aliás, em agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados começa a valer. Ela disciplinará a coleta de informações e o uso que será feito delas, e tudo deve ser explicitamente autorizado pelo usuário. Como esses sistemas ficarão?
Quando eles chegarem, daqui uns três anos, devem ser rapidamente adotados. Veja no episódio dessa semana como aproveitá-los bem.