Listen

Description

MINUTO LEITURA: O Tesouro da Casa Velha

Contos sobre a vida simples de quase 100 anos atrás no interior do Brasil. Esse é o cenário de “O Tesouro da Casa Velha”, livro póstumo de Cora Coralina, publicado em 2000 e que tem como pano de fundo o estado de Goiás e algumas de suas pequenas cidades e fazendas. É verdade que são histórias simples, mas nenhuma delas pode ser considerada ingênua, uma vez que cada um dos contos desta obra passa uma mensagem importante sobre a vida e a forma de lidar com as dificuldades mundanas. Tudo proveniente das observações do mundo ao redor da autora.

Em muitos sentidos, Cora Coralina é um fenômeno maravilhoso na literatura brasileira. Apesar de ter começado a escrever histórias e poesias aos 14 anos - e isso lá pelos idos de 1903; sua carreira literária só teve início com a publicação do primeiro livro na década de 1960, quando já era uma senhora de 76 anos. Dona de uma sensibilidade apurada, seus textos são carregados de emoção e beleza descritiva, que nos fazem refletir sobre a vida e seus acontecimentos enquanto narra histórias às vezes divertidas, às vezes trágicas, mas sempre cativando a quem tiver o coração aberto.

A escrita de “O Tesouro da Casa Velha” é fácil de ler, mas não se deixe enganar, pois a senhora que fazia doces e bolos para sobreviver, sabia também, usar palavras rebuscadas e as deixou cair em alguns pontos pelas histórias que escreveu. Apesar disso, é necessário cautela ao chegar nessa leitura, pois a poesia das palavras com que cada conto foi elaborado torna esta obra muito agradável a tal ponto que chega a dar certo vazio na mente ao finalizar as menos de 150 páginas. Mas não se intimide com o aviso, ler Cora Coralina é quase uma necessidade, é descobrir uma escritora que nasceu para encantar.

Por Janary Damacena.