Listen

Description

Um velho coronel criado pela ânsia em manter o combate violento contra seus inimigos, recebe de volta em casa os jovens filhos recém-saídos de um colégio interno religioso. Se distinguindo pela sinceridade grosseira de seu temperamento, o pai não espera os garotos se instalarem em casa e, como para que provar o sangue forte dos herdeiros, trata de levar ambos para um dos pontos da sangrenta batalha entre ucranianos e poloneses durante o século XVI.

Publicado em 1835, o romance “Tarás Bulba” traz descrições ferozes do russo Nikolai Gógol a respeito dos combates gloriosos do povo Cossaco – que é o nativo da região sudeste da Europa, que se instalaram pela Rússia asiática. Apesar de curto (com menos de 200 páginas), esse romance parece nos transportar para a convivência ao lado de homens alegres, violentos, implacáveis, corajosos e sentimentais. Que vivem a guerra pelo seu povo, como a maior honra que se poderia conquistar em vida. São ecos de um mundo muito mais antigo do que aquele retratado na história.

O romance está impregnado de tradições de um povo, que foi intensamente pesquisado por Nikolai Gógol por meio do folclore da Ucrânia, lendas, canções e ditos populares. O resultado foi uma obra épica de cavalaria que é marcada pelas tragédias pessoais do coronel Tarás Bulba – que é exaltado como um grande herói nacionalista. O russo Nikolai Gógol é um dos mais importantes escritores da literatura mundial e seus textos teatrais e narrativas que mesclam a arte e o misticismo influenciaram muitos autores hoje conhecidos como gênios.