Quem é leitor e está pelo Twitter provavelmente acompanha ou, pelo menos, já trombou com alguma postagem do Machado de Assis Online - twitter.com/mdassisonline. A pessoa por trás dessa conta é o editor, escritor e jornalista Cláudio Soares.
O Cláudio está há mais de década metido num trabalho hercúleo: escrever uma nova biografia de ninguém menos que Machado de Assis.
O trabalho de Claudio já está bem encaminhado. A trajetória do autor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e de “Dom Casmurro” deverá ser contada em três volumes, que começarão a ser publicados num futuro próximo, se tudo caminhar como previsto.
É esse desafio de biografar o Bruxo do Cosme Velho que está no centro do papo que bati com o Cláudio. Vocês poderão ter uma ideia da dimensão da empreitada e de como a tecnologia tem auxiliado o biógrafo em algumas situações.
Também falamos a respeito da recepção da obra de Machado após sua morte, o jeito como os leitores do século 21 olham para a sua literatura e conversamos sobre a forma como Cláudio mergulha em outros clássicos de nosso cânone nas caprichadas e bem detalhadas edições que publica pela Obliq, a sua editora.
Um aviso: Como sempre, farei uma pausa no podcast no mês de julho. Momento de descansar um pouco e também de dar mais atenção a outros projetos, como o livro que estou para publicar.
Estão sabendo? Vai se chamar “A Biblioteca no Fim do Túnel – Um Leitor em Seu Tempo” e sairá pela Arquipélago.
Já tem texto a respeito dele na newsletter, aliás: https://paginacinco.substack.com/p/o-trabalho-que-da-escrever-um-livro
E o podcast voltará, claro. Prometo novos episódios para agosto.
* Aqui o caminho para a newsletter da Página Cinco: https://paginacinco.substack.com/’
** E dois dos artigos citados por Cláudio no nosso papo:
- https://www.brasildefato.com.br/2021/09/29/analise-a-invencao-do-bruxo-do-cosme-velho
- https://www.brasildefato.com.br/2023/06/21/machado-de-assis-e-os-segredos-ocultos-de-dom-casmurro-o-que-ficou-de-fora-do-romance