Listen

Description

🎙Neste episódio do TEATRA, Mariana Maia de Oliveira conversa com Ary Zara, realizador e argumentista que tem cruzado fronteiras entre o cinema, o teatro e os palcos. Recentemente, em 2025, esteve em cena com Gaya de Medeiros no espetáculo ‘Corre, bebé!’.

Nunca sonhou fazer cinema, queria dançar – e é por aí que começa o seu percurso artístico. O caminho leva-o primeiro ao vídeo e ao audiovisual e, mais tarde, à indústria do cinema. Há três anos, estreou a sua primeira curta-metragem, ‘Um Caroço de Abacate’, que correu o mundo e esteve muito perto de entrar pela porta dos prémios de Hollywood, com Elliot Page como produtor executivo.

Uma conversa que passa pelo confronto difícil com a indústria do cinema, pela doçura e pelo lado esperançoso de ‘Um Caroço de Abacate’, pela vontade de dar vida à longa-metragem ‘O Sol em Saturno’, mas também pelo seu processo de transição, pelas dúvidas, inquietações e pela construção de género.

Um episódio para escutar e conhecer as muitas histórias de Ary Zara, disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.

Sugestão Cultural:
- ‘Viajo porque preciso, volto porque te amo’, filme de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
- ‘Hornfuckers’, de Diana Niepce, que irá estrear na Culturgest em março de 2026