🎙️ Cárin Geada, vencedora da 3ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, é a mais recente convidada de Mariana Oliveira, no TEATRA. A desenhadora de luz natural de Lamego revelou o momento em que, com estupefação e algumas dúvidas, ficou a saber que era a mais recente vencedora do galardão.
Numa conversa que coloca a descoberto o ofício de um desenhador de luz, Cárin Geada dá conta do seu método de trabalho, contando como a partir das conversas com encenadores começam imediatamente a surgir sensações e depois a imaginar os ambientes que as cenas podem ter. Entre a parafernália técnica que tem ao seu dispor e que considera imprescindível dominar, Cárin Geada ilustra: “No fundo, o que o desenhador de luz vai fazer é pintar um quadro, com a luz.”. Uma questão sobretudo de sensibilidade estética, confessa.
Para Cárin Geada, a mesa de luz há muito que faz o lugar de plateia, sendo a partir da régie que garante que não acontecem as gaffes da profissão que enumerou a Mariana Oliveira. Desta conversa não ficaram também de fora as experiências dos espetáculos em que colaborou no D. Maria II; o seu trabalho enquanto diretora técnica de vários festivais; uma auto-reflexão sobre a sua linguagem artística e ainda a diferença de desenhar luz para dança e teatro.