Listen

Description

O ano é 2022 e para muitos, no exterior, o Brasil ainda é o país da caipirinha, do futebol e das mulheres quentes.

Os estereótipos preconceituosos e sexistas com as mulheres principalmente, infelizmente, ainda estão muito presentes no discurso e no imaginário de pessoas estrangeiras.

É frustrante saber que violências como assédio pela sexualização de nossos corpos nos perseguem, onde quer que estejamos. E é grave pensarmos em como isso, muitas vezes, acaba resultando em outros tipos de violência.

De acordo com uma matéria publicada no site do jornal O Globo em novembro do ano passado, quatro em cada cinco mulheres sofreram algum episódio de violência doméstica em Londres.

De janeiro de 2019 a novembro de 2020, foram relatados 213 episódios de violência doméstica e tráfico de seres humanos com vítimas brasileiras no exterior, segundo dados do Itamaraty.

É pesado ouvir e pensar sobre isso né ouvinta? Mas é preciso falar para que, cada vez mais, sejamos mais respeitadas aqui, no nosso país e em qualquer lugar do mundo.

Então chega mais aqui na nossa roda, se acomode confortavelmente e vem comigo conversar sobre a sexualização da mulher brasileira no exterior.

Convidada: Lilian Moreira (@femigrantesbr.pod)

Apresentação e Produção: Sofia Menegon

Roteiro: Letícia Silva

Edição: Thais Ramos